Como Conquistar a Confiança de um Cliente

É interessante analisar como quando vamos a um local à procura de algo (computador) em que não somos especialistas mas pensamos que já sabemos tudo e estamos preparados para todas as questões…
Imagine a seguinte situação (condensada): vai a uma loja comprar um equipamento, já sabe todas as caraterísticas desejadas, preço, cor, tudo o que sonha e, azar, não existe em stock mas em menos de 24hr consegue obtê-lo com tudo o pretendido, inclusivamente com um valor mais simpático do que esperava. Rapidamente o negócio fica concretizado.
Entretanto outro funcionário prepara a fatura, vai solicitando dados e solta a pergunta do costume neste tipo de artigo e loja, “Deseja seguro?”, resposta imediata “Não” pensando para mim, “claro que não quero gastar mais dinheiro num seguro em algo, que não lhe vai acontecer nada”.
No dia seguinte, vou levantar o material que por sinal chegou antes do prazo previsto e enquanto vamos conferindo todo o material, acontece o seguinte diálogo com o funcionário que tinha apresentado o aparelho:
– E relativamente ao seguro?
– Não quero!
– Eu no seu caso, com um valor tão elevado, pensava duas vezes, sabia que esse modelo é um dos mais procurados pelos amigos do alheio?
– A sério?
-Sim e o nosso seguro cobre todas os acidentes como quedas, para além do roubo.
– Humm…
– Claro que são 3 anos de garantia, baterias incluídas, em que no caso de qualquer situação entregamos novo equipamento igual, ou o valor integral que está a pagar.
– Bem,..
– Mas o senhor é que sabe.
– Ok, pode avançar então com o seguro.
Posteriormente e após pagamento (com cartão), já com um grau de confiança maior: “mas vocês têm comissão nos seguros? Resposta imediata “não, mas gostava que voltasse para fazer negócio comigo sempre que necessitar Sr J., aqui tem o meu cartão da loja”.
Resultado: um Elogio no respetivo livro eletrónico, “Pela forma dedicada, conhecimento profundo das alternativas possíveis, foco no cliente e procura da solução ideal para o utilizador, desejo elogiar a V/profissional A.M. que mostrou a sua capacidade de negociação mas também de total dedicação ao serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

x