Lavagem do cabelo comprido ondulado, frisado e permanentado em segurança

Pela sua sensibilização, o cabelo comprido permanentado ou ondulado natural tem necessidades de tratamento diferentes do cabelo liso. Este artigo dará conta destas necessidades específicas.
Os cabelos compridos ondulados e permanentados têm a tendência de se manterem junto em madeixas e para evitar retirar essa forma ou pressionar a sua estrutura, não podemos usar os métodos utilizados nos cabelos lisos.
O couro cabeludo poderá ser mais seco (cabelos ondulados e frisados) ou oleoso (nos cabelos permanentados) pelo que a frequência de lavagem deverá ser de acordo com esta situação, portanto maior ou menor regularidade. A higienização do couro cabeludo deverá ser realizada com as pontas dos dedos em movimentos de massagem circulares curtos não com o objetivo da ativação circulatória, mas para soltar as pequenas células mortas da pele.
A temperatura da água deverá ser tépida e o objetivo é de higienizar mais o couro cabeludo que propriamente uma lavagem muito agressiva do cabelo, para além que a água muito quente desidrata a pele e danifica o cabelo.
Este tipo de cabelo tem a tendência de criar eletricidade estática e com a humidade ambiente ganhar muito volume, pelo que a hidratação é obrigatória, mas tendo em atenção a quantidade de sensibilização que o próprio cabelo possui.
Não devemos escovar este cabelo, existindo pentes com “dentes” largos, adequados para ajudar a formar as ondas sem alterar a sua estrutura e preferencialmente após a lavagem e enquanto tem humidade, nunca antes de lavar.
Para lavar, devemos usar se possível, uma calha funda para que o cabelo não se embarace e com a mão ir apertando da ponta para a o crescimento apertando-o ligeiramente ajudando a criar o caracol, evitando esfregá-lo.
O uso do champô deve ser abundante para uma boa higienização assim como a passagem por água de forma a limpar resíduos de células e de produto.
Retirar o excesso de humidade do cabelo com uma toalha sempre sem esfregar.
As máscaras e cremes de tratamento devem ser bastante controladas quer em termos de tempo, quer em termos de quantidade para evitar que o cabelo fique pesado, contudo é importante que haja hidratação e restruturação principalmente no caso dos cabelos permanentados. Evitar ao máximo deixar resíduos de creme no cabelo pois deixará o cabelo pesado.
O tempo de pose, deverá ser de acordo com as instruções para o produto utilizado, assim como o grau de sensibilização do cabelo.
Se usar secador, deve ter em atenção o uso de difusor e produtos de proteção térmica e de humidade, assim como produtos que possa colocar mais que uma vez (o cabelo absorve a sua humidade mas também os seus componentes estruturantes e protetores) sem necessidade de lavar, para que a proteção seja mais eficaz. 

gostou? partilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest

Junte-se à nossa newsletter para estar a par das novidades!

posts relacionados

Conheça as nossas MARCAS