Perucas em Oncologia

Existem perucas específicas para doentes oncológicos?

No meu entendimento não existem perucas mais ou menos indicadas para questões de quimioterapia.
Vejamos, enquanto o consumidor vê a peruca pelo lado exterior e analisa vários itens como tipo de corte, cor, comprimento, fibra ou cabelo natural, brilho, naturalidade (se consegue ver o couro cabeludo ou não), adequação à compleição da utilizadora, o preço (indiscutivelmente), entre outros fatores…, os posticeiros e cabeleireiros procuram analisar o seu interior como forma de aconselhar em termos (também) de conforto e neste caso podemos efetuar estudo quanto ao tipo de construção: à máquina; à mão, tipo de tule, monofilamento (1 a 3 cabelos por implantação o que provoca maior naturalidade), elasticidade da construção, detalhes de interior (por exemplo com velcro) e em que locais, etc.

Podemos dizer que qualquer peruca é adequada para pós-tratamento de quimioterapia? SIM, contudo, alguns tipos de tratamento deixam maior sensibilidade no couro cabeludo que outras, pelo que o tipo de confeção tem a sua importância neste assunto.
Um outro detalhe: ser de cabelo natural ou de fibra. Pessoalmente, e pela grande variedade de produtos existentes no mercado, não dou demasiado relevo a este detalhe pelas seguintes razões:

– Duração, apesar da de cabelo natural ter maior duração, uma peruca de fibra de qualidade, sendo bem cuidada dura de 6 a 12meses o que as torna ideais para este tipo de uso por motivos de doença.
– as de fibra de qualidade são (opinião pessoal) muito mais naturais, são leves, sem brilho artificial, ondulam facilmente com vento, facilmente adaptáveis ao couro cabeludo, etc.
– preço, não podemos considerar esta situação uma vez que existem de fibra, de preço elevado e de cabelo natural com preço baixo. Mas cuidado, nem tudo que luz é ouro ou seja, normalmente existe alguma razão para as discrepâncias de preço. Se a de cabelo natural é económica, qual o segredo? Tipo de cabelo, com maior ou menor quantidade de cutícula? Tipo de base onde está aplicado o cabelo-base mais fina ou mais grossa? Muita ou pouca densidade?

Em conclusão, considerando que a fase oncológica/tratamento normalmente não chega a 1 ano; e com os devidos cuidados, o doente não a usa durante todo esse período, existem perucas de fibra que serão adequadas a este fim. Portanto, apresentação, leveza, preço são pontos a ter em conta mas no final vai contar que a/o utilizadora se sinta bem e natural e muito confiante pois essa influência vai ser fundamental na recuperação psicológica.

Nota: os dados apresentados referem-se aos nossos conhecimentos ao longo de 19 anos neste setor de mercado pelo que não apresentamos ou representamos nenhum tipo de marca, apenas se pretende realizar um esclarecimento baseado na nossa experiência numa das maiores multinacionais mundiais do setor.

gostou? partilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest

Junte-se à nossa newsletter para estar a par das novidades!

posts relacionados

Conheça as nossas MARCAS