Queda Capilar

QUEDA CAPILAR – PART 1

Na beleza humana, o cabelo há muito que ultrapassou a sua função de proteção e se transformou num adorno, parte do aprumo pessoal, efeito de conquista e mesmo motivo de orgulho. A queda de cabelo merece ser considerada com atenção redobrada e os fabricantes do setor não se poupam a esforços através de champôs, ampolas, tónicos e massagens para solucionar as necessidades dos seus consumidores.

Mas vamos por partes e de forma muito sintética:

Para que serve o cabelo?

O cabelo é um pelo característico dos mamíferos e que dependendo das zonas onde habitam pode ter apresentações e composições diferentes. Tem essencialmente uma função de proteção e isolamento, razões também por que na cabeça existe uma maior concentração destes pela quantidade de vasos sanguíneos. Funciona como isolamento térmico em ambientes mais frios, mas como protetor solar em zonas mais quentes. A sua forma e cor pode, portanto, alterar por razões climatéricas, genéticas e/ou de origem étnica. Por exemplo no Norte da Europa, os cabelos podem ser muito claros, finos e lisos; na zona do Equador, os cabelos são muito frisados, escuros, curtos e muitos densos.

O que é a queda do cabelo?

A queda do cabelo é um processo perfeitamente normal e habitual de renovação celular, acontecendo continuamente ao longo da vida. Existem 3 fases nessa renovação: anagénica durante a qual o cabelo se forma no bolbo pilífero, catagénica durante o qual o cabelo cresce e telogénica em que o cabelo morto acaba por soltar e cair. Esta última fase demora aproximadamente 2 meses.

Uma vez que esta renovação não é simultânea, podemos diariamente ter entre 50 a 100 cabelos a soltarem-se.

Queda de cabelo anormal-existe?

Sim, existem várias formas de queda anormal e a classificação de Hamilton é provavelmente a mais completa e utilizada em termos de localização ao nível profissional e médico. A queda pode ter vários fatores de origem entre doença, efeitos secundários de medicação, dietas alimentares, origem nervosa e falta de oxigenação. Apesar de não suportado em qualquer tipo de estudo, é comum existirem maiores queixas de queda nas alterações de estação (inverno-primavera e verão-outono) contudo também é possível que tal se deva a alterações de hábitos alimentares ou de origem nervosa ocorridos nos 2 meses anteriores, tempo aproximado para a expulsão desses mesmos cabelos.

Função da cosmética capilar na queda.

É comum utilizar 2 tipos de produto para tratamento da queda: 1 para a limpeza e outro para a sua renovação celular.

O champô não tem assim um efeito de tratamento, mas de limpeza e de ajuda à expulsão dos cabelos mortos, bem como a preparação do couro cabeludo para a(s) fase(s) seguintes do tratamento. Normalmente são extremamente suaves e quando se inicia o seu uso existe uma queda mais intensa pois a expulsão dos cabelos mortos é muito eficaz.

Seguidamente é utilizado um produto para aumentar a oxigenação e rejuvenescimento celular, normalmente apresentado em ampolas ou tónicos que deverão ser sempre acompanhados de uma massagem.

Particularmente na questão da massagem, esta funciona como oxigenação, sendo a mais comum, a massagem da zona superior anterior do pescoço nas suas extremidades progredindo gradualmente por toda a cabeça. O simples efeito de mover os músculos da pele permite uma oxigenação de toda a zona interior superficial onde estão alojados os cabelos.

Na linha Keen Strok, há muito que nos preocupamos com esta situação e não paramos na investigação deste tema.

Atualmente, possuímos o champô Bain Preventive Shampoo com extrato vegetal R50 e cafeína que em conjunto ativam a microcirculação do couro cabeludo, reforçados pelo colagénio e ácido hialurónico para reforçar e volumizar a estrutura capilar. A sua ação detergente suave, permite uma limpeza e preparação eficaz não só dos resíduos ao nível do couro cabeludo mas também dos cabelos mortos ainda não expulsos.

A ampola Lotion Preventive Hair Loss Lotion com o composto PROCAPIL® fortalece e retarda o envelhecimento do folículo realizando um tratamento eficaz e prevenção da queda através de

  • abrandamento do processo de envelhecimento
  • aumento da espessura do canal epitelial para melhor fixação interna do folículo
  • Efeito protetor e reparador do folículo piloso

A ampola R50 Hair Loss Lotion é um excelente complemento de manutenção, à ampola Lotion Preventive para estimular o aumento de fibroblastos-células que entre outras vantagens sintetizam o colagénio.

Gostou? Próxima semana continuaremos com este tema.

gostou? partilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest

Junte-se à nossa newsletter para estar a par das novidades!

posts relacionados

Conheça as nossas MARCAS